»Geral - Panambi News

Quase 10 mil eleitores de Panambi têm apenas 23 dias úteis para fazer o recadastramento

Até o final da tarde de quarta-feira, 8 de novembro, dos 31.977 eleitores cadastrados em Panambi, 9.924 ainda não haviam comparecido ao Cartório Eleitoral para o registro biométrico

O Cartório Eleitoral realiza neste ano o processo de revisão do eleitorado com cadastramento dos dados biométricos dos eleitores de Panambi. A revisão do eleitorado iniciou em 6 de março último e o cadastramento dos dados biométricos já vem acontecendo desde junho de 2013.

Até o dia 13 de dezembro todos os eleitores de Panambi deverão ter a biometria cadastrada. Quem não realizar esse cadastramento terá seu título cancelado e estará sujeito a uma série de transtornos.

Segundo informações do chefe do Cartório Eleitoral, Maciel Gaspar Klock, até o final da tarde da última quarta-feira, dia 8, dos 31.977 eleitores inscritos no município, que integra a 115ª Zona Eleitoral, 22.053 já haviam realizado o cadastramento biométrico, ou 69% de todo o eleitorado.

Assim, 9.924 eleitorais ainda não haviam comparecido ao Cartório Eleitoral para proceder o recadastramento, que tem como prazo limite o dia 13 de dezembro, às 19 horas.

Os quase 10 mil eleitores têm, portanto, apenas 23 dias úteis para realizar o procedimento que é obrigatório. Com capacidade para atender em torno de 150 pessoas por dia, considera-se uma média de 400 eleitores que deveriam comparecer diariamente no Cartório Eleitoral - isto se todos aproveitarem o prazo ainda disponível, o que extrapola a capacidade funcional e técnica da equipe da Justiça Eleitoral.

Maciel Gaspar Klock forneceu alguns dados muito interessantes sobre o cadastramento biométrico realizado até agora, levando-se em conta as faixas etárias:

• Eleitores com idade entre 25 e 34 anos têm a menor taxa de comparecimento, pois só 56,4% já fizeram o recadastramento. Os outros 43,6% estão entre os quase 10 mil que ainda não regularizaram a sua situação;

• Eleitores na faixa dos 60 aos 69 anos são os que mais atenderam à determinação da Justiça Eleitoral, pois 81,4% já realizaram o recadastramento;

• Eleitores com 70 anos ou mais também alcançam um percentual expressivo de comparecimento, com 65% já com a situação regularizada. Também nessa faixa etária é preciso considerar que muitas pessoas estão oficiando junto ao Juiz Eleitoral o pedido de dispensa da obrigatoriedade do recadastramento, que é concedida desde que seja juntada a documentação comprobatória (especialmente laudo médico que atesta problemas de saúde);

• Em relação à faixa de eleitores com 23 anos ou menos, dificilmente ocorre a necessidade de realizar o recadastramento, pois há mais de quatro anos os novos alistamentos já são realizados com o uso da biometria.

Ainda segundo o chefe do Cartório Eleitoral, entre os meses de julho e outubro, em Panambi mensalmente foram realizados mais de 70 novos alistamentos de jovens que completam 16 anos e fazem o seu título eleitoral.

É preciso levar em conta que certamente muitos dos eleitores de Panambi que ainda não fizeram o recadastramento não residam mais no município. Mas Maciel Gaspar Klock alerta que assim mesmo eles precisam procurar o Cartório Eleitoral da cidade onde agora estão morando para regularizar a situação do seu título até o próximo dia 13 de dezembro, pois se a transferência não acontecer até a data limite, serão incluídos na lista de cancelamentos. Por isso, é importante que familiares e amigos comuniquem os cidadãos que moram em outros locais. Por Folha das Máquinas

 

Matéria publicacada em 11/11/2017
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.