»Geral - Panambi News

Notícias da IFFar Campus Panambi

Aula prática de ciência forense integra alunos de Ciências Biológicas do IFFar – Campus Panambi

Na segunda-feira, 20/11, alunos de todas as turmas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFFar – Campus Panambi participaram de uma atividade científico-cultural que envolveu os fundamentos teóricos e práticos da ciência forense, uma vez que esse conteúdo desperta muita atenção dos alunos e envolve diversos conteúdos científicos. A professora Ana Carolina Miranda criou um caso a ser investigado pelos alunos, o qual tratou de um suposto assassinato.

Após a explanação teórica sobre a ciência forense, o que é uma cena de um crime, quais são os vestígios encontrados nessa cena e como um perito pode analisar os indícios encontrados no local, os alunos receberam o caso a ser solucionado. Os suspeitos eram os professores do curso de Ciências Biológicas. A partir de análises realizadas em laboratórios, foram avaliadas as impressões digitais, extrações de DNA do fios cabelos, análise da arma com reagente e cromatografia, a partir do bilhete deixado pelo/a suposto/a assassino/a. No dia seguinte às análises laboratoriais, cada grupo apresentou a solução para o caso, reconstituindo a cena do crime e narrando uma história sobre os motivos que o teriam desencadeado.

A aula teórico e prática envolveu todos os alunos e professores do curso, sendo uma atividade de integração que também abordou uma das possibilidades de atuação profissional para futuros egressos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, que é a ciência forense. As inscrições para o curso ocorrerão em janeiro de 2018, via SISU.

 

Layout do canteiro de obras é o trabalho vencedor da Mostra Científica do IFFar

O trabalho “A importância do layout no canteiro de obras” foi o projeto vencedor do Curso Técnico em Edificações – Proeja, na Mostra de Ciência, Inovação e Tecnologia do IFFar – Campus Panambi em 2017. Sob orientação da professora Cristiane Sonego Rolim, os alunos Brauliene Hahn, Rodrigo Maciel e Volnei do Amaral desenvolveram um jogo interativo para organização de um canteiro de obras. A partir da disposição dos elementos que compõem o canteiro de uma obra, o aluno/jogador percebe a relevância e a necessidade da organização do espaço para o bom andamento do trabalho do técnico em edificações.

O processo seletivo para ingresso na turma de 2018 do Curso Técnico em Edificações – Proeja – está aberto e as inscrições devem ser realizadas até 14 de dezembro, no Setor de Registros Acadêmicos do Campus Panambi. O candidato que concorrer não realizará prova de conhecimentos, pois a seleção será realizada em duas etapas: análise do formulário de inscrição (preenchido no ato da inscrição) e participação em palestra de esclarecimentos, no dia 14 de dezembro, às 19h, no Campus. Informações adicionais podem ser obtidas por meio do telefone (55) 3376 8818.

 

30 vagas para o curso Técnico em Edificações PROEJA no IFFar – Campus Panambi

Estão abertas as inscrições para o Curso Técnico em Edificações, na modalidade PROEJA, no IFFar – Campus Panambi. Para concorrer a uma vaga o candidato deverá ter concluído o Ensino Fundamental ou estudos equivalentes, não ter concluído o Ensino Médio e ter, no mínimo, 18 anos de idade completos até a data da matrícula.

Ao longo de três anos de duração, com aulas no período noturno, o curso integrado oferta Ensino Médio e educação profissional técnica na área de edificações.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 14 de dezembro no Setor de Registros Acadêmicos (SRA), das 7h30min às 22h30min.

O candidato que concorrer no Processo Seletivo 2018 do PROEJA não realizará prova de conhecimentos, uma vez que a seleção será realizada por meio de duas etapas: análise do formulário de inscrição (preenchido no ato da inscrição) e participação em palestra de esclarecimentos, no dia 14 de dezembro, às 19h, no Campus.

Informações adicionais podem ser obtidas por meio do telefone (55) 3376 8818 ou no site http://iffarroupilha.edu.br/proseletivo. Por IFar Campus Panambi

 

Matéria publicacada em 23/11/2017
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.