»Geral - Panambi News

Prefeitura inicia limpeza do Rio Fiúza

Trabalho se estenderá ao longo dos próximos meses, sendo liderado pela Secretaria de Obras com orientações do Departamento do Meio Ambiente (SMAIC) e apoio da Defesa Civil.

Um extenso trabalho de limpeza do leito do Rio Fiúza e suas margens, em praticamente toda a extensão da área urbana de Panambi foi iniciado na tarde desta quinta-feira, 4 de janeiro. O ponto de partida foi no Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhardt e a ação simbólica de retirada de um tronco de dentro do leito foi acompanhada pelos gestores da administração municipal, imprensa local e representantes de entidades da sociedade civil, inclusive atuantes na preservação ambiental.

O prefeito Daniel Hinnah disse na ocasião que esta atividade é um anseio da comunidade, especialmente porque melhora a velocidade e o volume de vazão do rio, prevenindo e dificultando a ocorrência de enchentes e alagamentos. Já o secretário Paulo Ricardo Schwingel, de Obras e Urbanismo, lembrou que há muitos anos esse tipo de trabalho não era realizado e esta situação agravou-se com a recente ocorrência de vendavais no mês de outubro de 2017, que causou a queda de muitas árvores, algumas de grande porte, ao longo do curso do rio e de seus arroios afluentes. Por isso, segundo ele, há muito trabalho a ser feito, exigindo a mobilização de diferentes setores, diversas equipes, ao longo de alguns meses. Além disso, depende também de condições climáticas favoráveis e da disponibilidade de equipamentos adequados como, por exemplo, uma canoa que foi emprestada pelos Bombeiros.

Durante o desenvolvimento dos trabalhos a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil estará apoiando com informações sobre os pontos onde há maiores impedimentos ao fluxo de água e as condições de acesso a estes locais mapeados em vistoria realizada no mês de novembro de 2017. Já os setores ligados ao meio ambiente, tanto do serviço público como de entidades comunitárias, contribuirão com orientações úteis para minimizar o impacto ambiental desta atividade, garantindo que não cause desequilíbrio aos ecossistemas ribeirinhos.Por Mateus Junges

Matéria publicacada em 05/01/2018
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.