»Geral - Panambi News

Campanha Janeiro Branco: por uma cultura da saúde mental

Culturalmente quando iniciamos um novo ano, brota em nós o sentimento de esperança, o desejo de novas conquistas e a vontade de fazer e ser diferente. Juntamente com isso, trilhamos objetivos que às vezes alcançamos e outras não.

A campanha JANEIRO BRANCO propõe fazer do mês de janeiro um mês em que se busque traçar objetivos de vida, objetivos para a nossa SAÚDE MENTAL, contribuindo para a valorização da subjetividade humana e o combate ao adoecimento emocional das pessoas.

Com o mundo globalizado e a evolução tecnológica, a distância entre as pessoas fica caracterizada de forma contrária: os que estão longe, se aproximam e os que estão próximos, se afastam.

Torna-se fácil dizer um "eu te amo" ou "você é linda" pelo wattshapp, mas pessoalmente existe um bloqueio, não há abertura. A sensação é de que os sentimentos e o afeto entre as pessoas estão desaparecendo.

Neste mesmo mundo globalizado existe a cultura do consumismo, a cultura do "eu quero ter"; do "eu preciso"; do "eu mereço". Com isso, as pessoas vão priorizando coisas e objetos ao invés dos sentimentos e emoções, ao invés dos relacionamentos e a convivência.

A campanha JANEIRO BRANCO vem com o intuito de aproveitar a simbologia do início de ano para incentivar pessoas a pensarem a respeito de suas vidas, dos seus relacionamentos e o investimento que estão fazendo para garantirem sua SAÚDE MENTAL e das pessoas com quem convivem.

Conscientizar-se de que nossa SAÚDE MENTAL é a "mãe" de todas as formas de saúde é um grande e motivador passo para ir em busca dela.

E como fazer para se ter SAÚDE MENTAL? Pequenos gestos e atitudes que fazem a diferença e que contribuem para se ter saúde mental:

• ver o lado bom das coisas;

• alimentar-se corretamente;

• fazer amigos;

• trabalhar no que se gosta;

• conviver com a família;

• praticar esportes!

Assim, cuidando do nosso corpo, estamos cuidando da nossa mente e nos proporcionando mais bem-estar e qualidade de vida! Porque há sofrimentos que podem ser prevenidos, dores que podem ser evitadas e exemplos que podem ser partilhados.

Secretaria Municipal de Saúde

Coordenação Municipal de Saúde Mental

Equipes de Saúde Mental

Panambi - RS

Por Mateus Junges

Matéria publicacada em 26/01/2018
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.