»Geral - Panambi News

Notícias do IFFar Campus Panambi

Alunos do IFFar realizam monitoria em Encontro Tecnológico de Culturas de Verão

No sábado, dia 03/03, 20 alunos dos cursos Tecnólogo em Produção de Grãos e do curso Técnico em Pós-colheita do IFFar – Campus Panambi atuaram como monitores no Encontro Tecnológico promovido pela Van Ass Sementes sobre as culturas de verão.

Os monitores auxiliaram na organização dos grupos de visitantes, acompanhando o deslocamento dentre as várias estações, possibilitando a ampliação dos conhecimentos sobre diferentes cultivares de soja, assim como as diferentes formas de manejo da cultura. O encontro foi realizado na Granja união, em Condor, e os alunos foram acampanhados...

 


Professor do IFFar realiza publicação sobre armazenamento de pera, a partir de parceria com pesquisadores da Alemanha

Resultado de uma parceria de longa data com pesquisadores da Alemanha, o professor Adriano Saquet, que atua nos cursos de Pós-colheita e Tecnologia em Produção de Grãos do IFFar – Campus Panambi, publicou um artigo que traz contribuições sobre o armazenamento da cultura da pera, cujo cultivo está em expansão no Sul do Brasil.

O artigo publicado por Saquet teve como objetivo principal estudar concentrações de oxigênio e de gás carbônico em atmosfera controlada para que se amplie ao máximo o período de armazenamento com preservação da qualidade do fruto. De acordo com os resultados apresentados no artigo, o armazenamento da pera em câmaras frigoríficas de atmosfera controlada permite a conservação da fruta por mais de 8 meses – tempo bem superior ao sistema de armazenamento refrigerado em atmosfera normal, cuja média de conservação da fruta é de 4 meses.

O trabalho foi realizado a partir de análises da cultivar Conference que, apesar de não ser cultivada no Brasil, as informações geradas servem de base para auxílio no armazenamento das cultivares de pera produzidas no país, tais como a Rocha, cultivar estudada pelo professor Saquet durante seu doutorado.

De acordo com o professor e pesquisador, “apesar de ainda não possuirmos o hábito de consumir muita pera, a produção nacional não atende o mercado interno, havendo a necessidade de importação de pera de Portugal e países vizinhos da América Latina, como a Argentina e Chile”. Por isso da expansão da cultura na Região Sul do Brasil, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, fomentando a necessidade de pesquisas para dar suporte ao cultivo e conservação da fruta.

O artigo completo está disponível para acesso em https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10341-018-0369-7

 

 

 

 

 

 

 

Matéria publicacada em 09/03/2018
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.