»Geral - Panambi News

Empresa Avipan, há 49 anos um Testemunho de Fé no Trabalho

foto - família Trein
foto - família Trein

No último sábado, dia 3 de março, a Avipan (Auto Viação Panambi) reuniu os seus administradores, funcionários, autoridades, parceiros e representantes dos veículos de comunicação social para um almoço de confraternização que marcou os 49 anos de sua fundação, que ocorreu em 1º de março de 1969.

Há quase meio século o casal Walter e Dalila Trein iniciou o serviço de transporte urbano de passageiros, justamente numa época em que as indústrias locais viviam uma fase de expansão, instalando-se em diversos pontos do município. Com o lema que permanece nesses 49 anos de sua existência, “um testemunho de fé no trabalho”, Walter e Dalila iniciaram a empresa com uma Kombi, fabricada em 1960, sendo eles mesmos os motoristas e mecânicos de manutenção do veículo. A filha Cristina, então uma menina recém alfabetizada, com muito entusiasmo e disposição fazia o trabalho de cobradora.

Em pouco tempo foi preciso adquirir mais veículos e então a Avipan adquiriu, gradativamente, alguns ônibus, que na década de 70 já transportavam centenas de trabalhadores.

Atualmente a Avipan dedica-se exclusivamente ao transporte urbano de passageiros, incluindo a linha intermunicipal que liga Panambi e Condor, realizando a substituição gradativa dos veículos da sua frota, que é formada por 25 ônibus. Em 2015 foram incorporados cinco veículos novos e mais recentemente, neste início de 2018, ônibus mais antigos foram retirados de circulação e foram adquiridos 11 unidades seminovas em excelente estado de conservação e já dotadas de alta tecnologia, especialmente em termos de motorização e emissão de poluentes.

Segundo informações do gerente da empresa, Erick Felício Nunes, a média de idade da frota é de oito anos e a meta é promover a renovação constante nos próximos anos.

A comemoração - A diretora da Avipan, Cristina Griebel, abriu o encontro ao meio-dia do último sábado relatando a história da empresa e destacando o trabalho árduo dos seus pais Walter e Dalila. Na sequência, se manifestaram os vereadores Ernani Borowski (PMDB) e Ibraim Chagas (PSDB), representando a comunidade e o poder legislativo; e o secretário municipal da Administração e Recursos Humanos, André Alves Batista, re-presentando o governo do Município. Também se manifestou o gerente Erick Felício Nunes, que agradeceu o empenho de toda a equipe de colaboradores e destacou a disposição da empresa em prestar o melhor serviço possível na área do transporte urbano de passageiros.

Um dos primeiros ônibus urbanos da Avipan em 1975

O pioneirismo dos irmãos Trein

Com quase 85 anos de idade, o empresário Walter Trein (que também teve atuação na política local como vereador, presidente da Câmara Municipal e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Social), tem uma longa história relacionada ao transporte de pessoas.

A ligação da família Trein com o transporte de passageiros não começou com a fundação da Avipan em 1º de março de 1969. Antes, entre os anos de 1946 e 1969, os irmãos Oscar, Albano, Walter e o cunhado Alfredo Helfenstein tiveram participação na empresa Transportes Estrela, que inicialmente fazia a linha de ônibus de Panambi a Ijuí e posteriormente de Carazinho a Ijuí, isto quando ainda não havia sido construída a BR-285 com pista asfaltada.

A empresa Transportes Estrela encerrou as suas atividades quando foi adquirida por outra empresa, antecessora da Real Transportes. A família Trein guarda com muito carinho fotografias dos ônibus que cortavam as estradas de chão. por Jornal Folha das Máquinas

Ônibus Chevrolet ano 1959 que fazia a linha a Ijuí

 

Matéria publicacada em 11/03/2018
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.