»Geral - Panambi News

Orientações para compra de peixes em Panambi

A Prefeitura de Panambi, por meio da Secretaria Municipal da Saúde - Departamento de Vigilância Sanitária, informa sobre os cuidados que a população deve ter ao comprar peixe, considerando o aumento do consumo na Semana Santa.

Primeiramente deve-se escolher um estabelecimento que esteja limpo, organizado e tenha licença para funcionamento (ALVARÁS DE LOCALIZAÇÃO E SANITÁRIO) para fazer sua compra.

Ao comprar o peixe embalado, deve-se observar a embalagem que deve conter as seguintes informações: formas de armazenamento, prazo de validade, data em que foi embalado, local de origem e selo de INSPEÇÃO (SIF/CISPOA OU SIM).

Consumir peixe sem procedência e/ou sem inspeção no abate constitui risco de doenças e intoxicações alimentares.

Ao comprar o peixe vivo, deve-se observar a ausência de manchas, furos ou cortes na superfície. As escamas devem ser firmes e resistentes com a cor translúcida e brilhante. A pele tem que estar úmida e bem aderida. Os olhos devem estar sem pontos esbranquiçados no centro, brilhantes e ocupando toda a cavidade ocular. A membrana que reveste as brânquias deve oferecer resistência à sua abertura e a parte interna dela deve estar brilhante e vermelha. As brânquias devem estar sem presença de um líquido pastoso. Sobre a consistência, odor e cor, o peixe deve ter o abdômen elástico e bem aderido aos ossos. O odor e a cor devem característico para a espécie escolhida. Manuela Joana


EQUIPE DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Matéria publicacada em 21/03/2018
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.