Na última quarta-feira de março, dia 28, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) realizou o Seminário para ACPMs (Associação Círculo de Pais e Mestres) com as vinte escolas da Rede Municipal de Educação de Panambi. O encontro foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores de Panambi com o objetivo de discutir a Gestão Democrática: autonomia financeira e prestação de contas, com a palestrante Dóris Couto.
A palestrante é Bacharel em Museologia pela UFRGS, especialista em gestão de projetos e prestação de contas de recursos federais, professora da FAMURS desde 2005, professora da DPM, e ministra cursos independentes em todo o Brasil. Além disso, Dóris é consultora em Projetos culturais em Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Garibaldi, atuou em consultoria para a AMAJA, Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Associação de Municípios do Oeste Catarinense e coordena o Projeto Técnico Social do residencial Pillau 2, em Santo Ângelo. É também diretora de Projetos da Projettare Projetos Sociais Ltda.
Na ocasião, também, as representantes do Grupo Municipal de Educação Fiscal Ana Cleia Maccangnann e Vera Liane Weber trataram, com o público presente, sobre o Programa de Integração Tributária, Nota Fiscal Gaúcha, Arrecadação do Município, uso do Tributo e a possibilidade das Associações dos Círculos de Pais e Mestres das escolas municipais se cadastrarem no Programa Nota Fiscal Gaúcha. O objetivo desta segunda parte do encontro foi a sensibilização para a função socioeconômica do tributo e o conhecimento pela sociedade da aplicação dos recursos públicos.
O prefeito municipal Daniel Hinnah reiterou em suas colocações sobre a importância dos recursos fiscais para o município, do combate à sonegação, e da solicitação da Nota Fiscal e as consequências dessa atitude. Já a secretária Marlise Rodrigues, da Secretaria Municipal de Educação (SMEC) enfatizou a Base Nacional Comum Curricular, aprovada em última versão no final do ano de 2017. Ela estabelece os temas que deverão ser trabalhados em sala de aula nas diversas disciplinas e que todo aluno, já na Educação Básica, deve ter conhecimento, como por exemplo, educação para o consumo, educação financeira, preservação do patrimônio público, vida familiar, entre outros. Manuela Joana