»Geral - Panambi News

Um motociclista veterano no deserto do Atacama

Os 71 anos de idade não foram obstáculo para o professor Nei Müller realizar, de moto, uma viagem de aproximadamente 6 mil quilômetros, tendo como destino o deserto de Atacama, no norte do Chile e fronteira com o Peru. Foram três semanas de viagem ao total, nos meses de março e abril, com cuidado para não rodar mais do que 300 ou 400 quilômetros por dia

A bordo de sua Yamaha XT 660, que comportou-se muito bem o tempo todo, Nei explicou que a viagem foi um desafio auto imposto. ”Fazer isto sozinho é um desafio a mais mas, também, é porque estou em uma fase especial de minha vida, após trabalhar por 52 anos, e parei agora, e tenho que cuidar até para não entrar em estado depressivo por causa disso, tenho que ter meus objetivos”, diz o ex-professor e ex-diretor do Colégio Evangélico Panambi, explicando que somente o planejamento da viagem lhe tomou um bom tempo. Ele afirma, entretanto, que uma viagem dessas, se fosse encarar de novo, gostaria de ter um ou mais motociclistas por companhia, principalmente pela possibilidade de problemas com a moto.

Múmias e ladrões de cavalos

Nei percorreu trechos de mais de cinco mil metros de altitude, neve, calor de até 40 graus centígrados. A viagem foi recompensada por visões maravilhosas, como o vulcão licancabur, o Vale de La Luna e a formação rochosa “As Três Marias” .Entre as revelações, a cidade de Salta, no norte da Argentina, onde a cultura gaúcha (ou gaucha) é muito cultuada, junto com a arquitetura espanhola influenciada pelos mouros. No Museu Arqueológico de Alta Montanha, as múmias de três crianças incas, consideradas as múmias mais perfeitas da história, em todo mundo.

Durante a estada em Salta Nei aprendeu, também, que o termo “gaucho” foi utilizado pela primeira vez em 1771, em correspondência do comandante de Córdoba, destinada ao Rei de Espanha, referindo-se a eles como ladrões de cavalos. Como vingança, os “gaúchos” foram um dos pilares da libertação Argentina da Espanha, vencendo uma guerra que só terminou com a independência, em maio de 1810. por-Sorriso FM

Vale-de-La-Luna-Chile


Licancabur


Três-Marias

Matéria publicacada em 20/04/2018
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.