»Geral - Panambi News

Mosquito da Dengue: Panambi segue com nível de infestação altíssimo

Apesar de não ter casos comprovados da doença no ano passado, a Administração Municipal reitera a importância que a população tem no combate à infestação

O município de Panambi é considerado infestado pelo mosquito Aedes Aegypti há mais de 10 anos - o que não significa, porém, a presença das doenças transmitidas pelo mesmo. Mas, nos últimos anos, casos de dengue apareceram em Panambi: em 2015, foram 222 casos da doença confirmados e em 2016, 55. No ano passado, a situação mudou e nenhum caso foi registrado desde lá até abril de 2018.

Apesar da baixa nos casos de dengue, o último Levantamento Rápido de Índice constatou que o nível de infestação predial do mosquito no município é altíssimo, com índice de 6.5. Segundo o Ministério da Saúde, o índice considerado como ‘aceitável’ é menor que 1. Ou seja, ainda há um longo caminho a percorrer.



Considerando essa situação, nos dias 3 e 4 de maio, agentes de combate a endemias participaram de uma capacitação com técnicos da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Durante o acompanhamento no trabalho de campo, os técnicos constataram que, nos imóveis visitados, há um grande acúmulo de lixo, entulhos, latas e vasos de planta com água servindo de criadouro para os mosquitos. E mais: 70% dos focos são encontrados em pequenos depósitos móveis, que são fáceis de resolver; enquanto que 20% são encontrados em lixo (recipientes de plástico, latas), sucatas e entulhos. Outro problema detectado são os reservatórios para coleta de água da chuva, que não recebem os devidos cuidados de manutenção e acabam se tornando um local ideal para o desenvolvimento das larvas.

A Administração Municipal tem demonstrado preocupação com o alto índice de infestação e, só neste ano, já contratou mais 13 agentes de combate a endemias. Com o auxílio dos agentes comunitários de saúde, eles realizam, diariamente, vistorias e passam orientações em mais de 21 mil imóveis e terrenos a cada 2 meses, em um esquema de rodízio. Porém, a Administração reitera a importância da participação da população no combate à infestação. “Felizmente, desde o ano passado, Panambi não teve nenhum caso de dengue. Mas não podemos continuar com este nível de infestação” comentou o prefeito Daniel Hinnah.

Confira na imagem algumas dicas para eliminar os focos do mosquito:

Matéria publicacada em 10/05/2018
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.