»Geral - Panambi News

Vírus pode acessar dados do celular a partir do WhatsApp

Segundo especialistas, o arquivo está atingindo somente os usuários do sistema operacional Android

Um grupo de especialistas da Kaspersky Lab, uma empresa de segurança digital, detectou nos últimos dias o crescimento do número de usuários infectados por um vírus em aparelhos Android. O programa mal-intencionado é capaz de invadir os celulares através do WhatsApp e pode realizar a captura de tela e realizar ligações sem que a pessoa perceba. As informações são do jornal O Globo.

Nos primeiros relatórios, a companhia norte-americana informou que o vírus foi detectado entre moradores do Oriente Médio, em países como Jordânia, Egito e Líbano. A intenção dos hackers, segundo o estudo, é se infiltrar em um número limitado de usuários — portanto, ainda não oferece risco total aos utilizadores comuns do aplicativo de mensagens.

— Com a nossa estatística de detecção, observamos menos de 100 alvos. Essa e outras provas indicam que eles são especificamente selecionados — disse Alexey Firsh, um dos especialistas do estudo, ao site ZDNet.

Chamado de ZooPark, o programa existe desde 2015 e ganha atualizações constantemente. Além do WhatsApp, a aplicação também consegue se infiltrar nos aparelhos pelo Telegram e sites externos — que direcionam o usuário para baixar o vírus.

Segurança

Em entrevista ao ZDNet, os especialistas recomendam que os usuários não façam a instalação de aplicativos com origem desconhecida e que mantenham instalados um programa de monitoramento de ameaças. Além disso, sempre evitar clicar em links suspeitos.

O ZooPark ainda não foi identificado entre usuários latino-americanos. No entanto, o importante é permanecer alerta. GAÚCHAZH

Matéria publicacada em 10/05/2018
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.