»Geral - Panambi News

Aposentadoria por idade e salário-maternidade agora serão atendidos por internet ou telefone

A partir de segunda-feira, pedidos serão feitos a distância. Mas o INSS estima que, por enquanto, para os dois benefícios, até 85% dos segurados precisarão levar documentos a uma agência

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou nesta quarta-feira (16) mudanças na solicitação da aposentadoria por idade e do salário-maternidade. A partir de 21 de maio, a solicitação desses benefícios não precisará ser agendada para uma agência, ocorrendo à distância pelo portal Meu INSS ou pelo telefone 135. A promessa é de que, com os dados sobre contribuições atualizados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), a concessão dos benefícios seja automática. Entretanto, a realidade de não precisar colocar os pés em uma agência do INSS ainda será para poucos. Até 85% dos segurados poderão ter de se deslocar para levar os documentos necessários.

Nossa estimativa é de que, para os dois benefícios, entre 15% e 20% das solicitações sejam atendidas automaticamente, com o segurado apenas esperando a carta de concessão com os dados sobre o início dos pagamentos. Para os demais, poderá ser preciso levar mais documentos a uma agência – afirma o chefe da Área de Atendimento do INSS, José Francisco da Silva Neto.

Para até 85% dos pedidos feitos pelo Meu INSS ou pelo 135, a resposta será que faltam informações para bater o martelo. Pode ser desde a atualização de um endereço quanto mais documentos. Isso será informado ao cidadão pelos canais de atendimento e pela carta de exigências que será enviada ao segurado. A partir daí, haverá 30 dias de prazo para apresentar o que falta e não ter a solicitação negada.

De acordo com o INSS, a tendência é de que o tempo de análise dos benefícios seja reduzido, mas o prazo não foi informado. Em breve, outros benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma, avisa o instituto. A partir do dia 24, serviços antes atendidos por ordem de chegada nas agências poderão ser agendados pela internet e telefone. GAÚCHAZH

Matéria publicacada em 16/05/2018
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.