»Geral - Panambi News

Ataque hacker: por que o FBI recomendou que roteadores fossem reiniciados

A estimativa é de que 500 mil aparelhos possam ter sido afetados em 54 países, cujos nomes não foram divulgados

Centenas de milhares de roteadores de computadores de casas e escritórios podem ter sido atacados por hackers nesta semana, segundo alerta da polícia federal americana, o FBI. A recomendação contra o vilão, o malware (software que se infiltra em um computador de forma ilícita) VNPFilter, é de reiniciar os aparelhos. As informações são da BBC Brasil.

"O FBI recomenda a proprietários de roteadores em escritórios pequenos e home offices que reiniciem seus aparelhos para interromper temporariamente o malware dos aparelhos infectados", disse a agência em sua conta do Twitter.

Usuários que não seguisssem a orientação poderiam ter seus dispositivos inoperantes e perder o acesso à internet.

A estimativa do grupo Cisco Talos, especializado em segurança cibernética, é de que pelo menos 500 mil roteadores tenham sido afetados em 54 países, que não tiveram os nomes revelados. De acordo com a Cisco, os equipamentos atacados seriam das marcas Linksys, MilkroTik, NETGEAR e TP-Lynk.

O Departamento de Justiça americano atribuiu o ataque a um grupo conhecido como "Sofacy", também chamado de "apt28" ou "fancy bear". O jornal The New York Times afirma que serviços de inteligência americanos e europeus acreditam que os suspeitos sejam coordenados pela agência de inteligência militar da Rússia. GAÚCHAZH

 

Matéria publicacada em 01/06/2018
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.