»Geral - Panambi News

A administração municipal contribuiu com mais de 500 castrações só no primeiro semestre de 2018

Prefeitura está atendendo a legislação e orienta a comunidade sobre os cuidados e as responsabilidades.

A Administração Municipal, através do setor competente que é a Secretaria Municipal de Agricultura, Industria, Comércio e Serviços (SMAIC) encaminhou para castração mais de 500 animais somente no primeiro semestre de 2018. O aumento no número de castrações é significativo, visto que no ano de 2017 foram encaminhados em torno de 400 animais, superando assim a expectativa já no primeiro semestre de 2018.

Através do projeto de castração no município, a atual gestão investiu cerca de 40 mil reais no primeiro semestre de 2018, onde auxilia com 50% do valor da operação e o tutor do cão auxilia, realizando o pagamento dos outros 50%. Já no ano anterior foi aplicado um montante estimado de 65 mil reais, sendo que, a Administração Municipal custeava todo o procedimento. O município de Panambi é o único da região com esse projeto, sendo referência para a visitação de outras prefeituras, para buscar informações, referências e exemplos.

É de suma importância a realização de castrações nos animais de estimação, pois além de combater o aumento desenfreado de animais, bem com a proliferação de doenças, também ameniza a situação de abandono e maus tratos, contribuindo de forma efetiva no controle populacional de animais.

Por outro lado, mostra-se de vital relevância a conscientização e educação sobre posse responsável dos animais, uma vez que a comunidade deve ter o entendimento de que a situação do bem-estar e saúde dos animais em nosso município é de toda a sociedade, devendo cada cidadão colaborar fazendo a sua parte. Assim, cada pessoa que queira ter um animal deve entender que existem inúmeras responsabilidades com seu animalzinho através de cuidados básicos de higiene, alimentação, tratamento veterinário, vacinas, lugar adequado para alocar o seu bichinho de forma digna, sempre visando soluções para o presente e o futuro, tudo em prol do melhor para estes seres indefesos.

A Lei Federal nº 13.426 de 2017 e a Lei Estadual nº 13.193/2009 determinam que o Poder Público tem obrigação em relação ao controle de natalidade dos animais, estando a Administração Municipal realizando ações engajadas no controle e procriação desenfreada através de castrações e registros dos animais em nosso município.

Já, na esfera municipal a Lei Complementar nº 011/2018 proíbe a permanência de quaisquer animais domésticos em vias e logradouros públicos e a Lei nº 4.472/2016 estabelece multa para casos de abandono de animais.

Nesse sentido, cumpre destacar que a prefeitura municipal está atendendo a legislação vigente no que concerne a situação dos animais, inovando no sentido de contribuir de forma robusta para a castração e identificação dos animais.

Para o cidadão ter acesso ao serviço de castração é necessário dirigir-se até a Secretaria SMAIC, localizada na rua Hermann Mayer, 43 – 1° andar, com título de eleitor do proprietário do animal e realizar um cadastro e posteriormente, marcar dia e horário na clínica veterinária conveniada para realizar a castração. Daiane Krolow

Matéria publicacada em 11/07/2018
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.