»Geral - Panambi News

Homem natural de Santa Bárbara do Sul pode ter sido vitima da H1N1

A primeira morte por gripe H1N1 em nossa região foi registrada em Passo Fundo. A vítima é uma mulher de 77 anos, com comorbidades, que são duas ou mais doenças juntas, e não havia se vacinado. As informações são de que a mulher estava internada no Hospital São Vicente de Paulo, mas não resistiu. A segunda morte foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde na tarde de quarta-feira, dia 25, também em Passo Fundo. Um homem de 69 anos com o mesmo perfil: idoso, com comorbidades e não havia se vacinado.

Outra vítima é um homem de 58 anos, morador de Carazinho mas natural de Santa Bárbara do Sul que havia sido internado no último dia 21. Devido a piora no seu estado de saúde, dois dias depois, foi transferido para Passo Fundo. Mesmo com o tratamento sendo realizado, ele não resistiu e acabou falecendo no sábado, dia 28. O homem não pertencia a nenhum dos grupos prioritários de vacinação e não havia se vacinado. Ele também não tinha nenhum outro problema de saúde.

Já em Panambi foi confirmado pela Secretaria Municipal da Saúde na sexta-feira, dia 27, através do Laboratório Central do Estado (LACEN – RS), o primeiro caso de Gripe H1N1 no município de Panambi. Segundo informações, trata-se de um homem, de 25 anos, que foi transferido na última sexta-feira, dia 20), para a UTI do Hospital de Caridade de Ijuí. De acordo com as últimas informações, o paciente permanece internado na UTI, porém, reagindo muito bem ao tratamento. Seu nome e endereço foram mantidos em sigilo.

Em Santa Bárbara do Sul não teve registros. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde foram aplicadas 3.300 doses. “Salientamos que muitos pais ainda não levaram os filhos para tomarem a segunda dose da influenza”.

GRIPE H1N1

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente, a transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada.

Quais os sintomas da Gripe H1N1?

Febre acima dos 38 ºC;

Dores no corpo;

Dores de garganta e de cabeça;

Tosse seca;

Espirros;e

Calafrios;

Fadiga ou cansaço.

Ações para evitar a contaminação pelo vírus Influenza A H1N1

Lavar sempre as mãos, principalmente após tossir e espirrar.

Para lavar a mão, deve-se utilizar água e sabão ou, ainda, álcool 70%. Para utilizar o álcool, é importante não estar com as mãos visivelmente sujas;

Utilizar lenços descartáveis;

Deixar o ambiente sempre ventilado;

Cobrir boca e nariz sempre que espirrar ou tossir;

Não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa;

Não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres;

Evitar contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão;

Evitar aglomerações em épocas em que o número de casos da doença for alto. Por ASSINCK.COM.BR

 

Matéria publicacada em 02/08/2018
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.