»Geral - Panambi News

Alunos do IFFar visitarão residências para coletar informações sobre hábitos dos quatis

As interações entre homens e animais silvestres vêm aumentando com o avanço dos centros urbanos para áreas naturais e rurais. Em Panambi a ocorrência dos quatis (Nasua nasua) próximos a residências vem se tornando frequente. E com sua presença, há possibilidade de proliferação de algumas doenças, já que algumas espécies são reservatório de patógenos.

Com o objetivo de avaliar os fatores que afetam a ocorrência dos quatis no ambiente urbano, estimar a densidade populacional da espécie e propor estratégias de manejo e condutas para reduzir conflitos humanos, alunos do IFFar – Campus Panambi visitarão residências próximas às áreas onde habitam os quatis para realizar um mapeamento sobre a espécie. O estudo faz parte do projeto de pesquisa “Quatis urbanos: ecologia e mitigação de conflitos”, coordenado pela professora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Caroline Leuchtenberger. As visitas às residências serão realizadas nos sábados de manhã, entre agosto de 2018 e julho de 2019, na área urbana de Panambi, por estudantes devidamente identificados.

A partir dos dados coletados serão desenvolvidas estratégias de manejo e orientações de conduta para a comunidade local, a fim de reduzir conflitos humanos com a espécie e evitar acidentes que ameacem a saúde pública.

Matéria publicacada em 23/08/2018
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.