»Geral - Panambi News

21 de setembro dia da Árvore

No dia 21 de setembro é comemorado anualmente no Brasil o dia da Árvore, e como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso.

Diferente de outras partes do mundo, em que o dia mundial da arvore é comemorado no dia 21 de março, no Brasil a data instituída foi dia 21 de setembro em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura, fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais, além das diversas espécies arbóreas existentes, também contamos várias plantas frutíferas utilizadas para a alimentação humana.

Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras aplicações econômicas, exemplo são as madeiras por elas produzidas que servem como matéria-prima para a fabricação de móveis e casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, são fundamentais para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies serem utilizadas na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos.

Devido à quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, resultando em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade.

O dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras. É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.

No Brasil, o dia da árvore é comemorado em 21 de setembro, às vésperas da entrada da primavera. No Norte e Nordeste do país as árvores costumam ser homenageada também na última semana de março, época do início do período das chuvas

Em comemoração ao dia da arvore a Associação de Recuperação e Preservação Ambiental Rio Fiúza, Arpa-Fiúza estará realizando às 14h do dia 20 de setembro em parceria com a JCI; Smaic e IFF, o plantio de arvores frutíferas nativas, as margens do rio Fiúza, proximidades do Parque Municipal, após o plantio serão distribuídas mudas de arvores frutíferas nativas e mudas de flores em espaço de conscientização ambiental especialmente montado para essa finalidade nas dependências do parque municipal de Panambi.


Adair de Lima Rodrigues

Presidente da ARPA FIÚZA- Biênio 2018 – 2019

Matéria publicacada em 20/09/2018
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.