»Geral - Panambi News

SMEC Intensifica trabalho com a construção do Novo Referencial Curricular

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é um documento de caráter normativo e foi aprovada em 22 de dezembro de 2017, pela resolução do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno (CNE/CP Nº2) e determina que todas as redes públicas e particulares de ensino devem elaborar seus currículos com a efetiva participação de seus docentes, coerentemente com o que a BNCC propõe. Esta elaboração deve considerar uma educação integral, que garanta o desenvolvimento do sujeito em todas as suas dimensões. Também é obrigatória a inclusão de uma parte diversificada, considerando as características regionais e locais, definidas pelas redes escolares. A Resolução define que a adequação dos currículos à BNCC deve ser efetivada preferencialmente até 2019 e no máximo, até início do ano letivo de 2020.

Com o objetivo de cumprir as determinações da Base Nacional Comum Curricular, a UNIDME, o CONSEDE e o MEC estão assessorando as redes na implementação da BNCC, já a Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), conta também com a assessoria da Gerente de Educação do SESI/RS, Sônia Bier. Os encontros acontecem com os grupos de professores por suas respectivas áreas de ensino para as discussões e construção do novo Referencial Curricular. Quatro formações já foram realizadas neste segundo semestre, onde concluiu-se o trabalho com a discussão de descritores para cada eixo temático de cada área e de cada ano, abrangendo Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais. Juntamente com o Novo Referencial Curricular propõe-se que o Município de Panambi, enquanto Rede de Ensino, obtenha uma grade curricular unificada, para tal as Equipes Gestoras promoverão discussão, debate e apresentação de propostas que venham a atender as determinações da BNCC e de uma educação que desenvolva as diferentes dimensões do estudante enquanto cidadão.

Muito além de organizar as Matrizes de Referência, é preciso estar atento à formação integral do estudante, considerando os aspectos sociais, psicológicos, pedagógicos, afetivos e do mundo do trabalho. Nesse sentido faz-se necessário repensar as metodologias das práticas pedagógicas para a mudança e sucesso educacional, considerando que se almeja uma EDUCAÇÃO PROJETADA PARA O FUTURO. Dessa forma, as construções acerca do Novo Referencial Curricular de Panambi para a Rede Municipal, tem todo o apoio, colaboração e auxílio da SMEC, sendo que os estudos terão continuidade no próximo ano, fazendo parte da Formação Continuada Pedagógica dos envolvidos na Educação e a sua implementação terá o acompanhamento dos assessores das diversas áreas.

Matéria publicacada em 13/11/2018
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.