O governador do Estado, José Ivo Sartori, assinou, nesta quinta-feira (29), Decreto para nomeação de 40 médicos para exercício exclusivo de funções inerentes à área de regulação na Secretaria da Saúde (SES). Os profissionais vão atuar no Complexo Regulador Estadual do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), localizado em Porto Alegre. A contratação se dará em caráter emergencial e pelo tempo determinado de 12 meses, a contar da data de admissão.
A norma será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (30). Segundo a Secretaria da Saúde, a contratação vai preencher uma lacuna existente na central de regulação do Samu e significa importante reforço na equipe de médicos reguladores, especialmente no período de final de ano.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um serviço brasileiro de atendimento às urgências pré-hospitalares, utilizado em casos de urgência e emergência. Foi idealizado na França, em 1986 como Service d'Aide Médicale d'Urgence — que faz uso da mesma sigla "SAMU" — e é considerado por especialistas como o melhor do mundo.
Texto: Ascom Casa Civil/Edição: André Malinoski/Secom