»Geral - Panambi News

Santo Ângelo recebe os primeiros profissionais do Mais Médicos

Atendimento nas unidades de saúde da família dos bairros Aliança, Rogowski e Braga estão sendo normalizados nesta semana

Três novos profissionais assumiram suas funções na Secretaria Municipal de Saúde, nesta quarta-feira, 05, contratados pelo Programa Mais Médicos do Governo Federal. O secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Cavalheiro, tem a expectativa de que até o dia 14 deste mês, sete médicos comecem a trabalhar na rede pública de saúde em substituição aos 15 profissionais cubanos que deixaram Santo Ângelo no mês de novembro, depois que Cuba anunciou o rompimento do convênio que mantinha com o Brasil desde 2013.

Segundo Cavalheiro, as outras oito vagas em aberto para Santo Ângelo deverão ser preenchidas em um segundo edital do Ministério da Saúde, com previsão para meados de janeiro do ano que vem. “Em não havendo a cobertura destas vagas, o Governo Municipal vai adotar outras medidas para garantir atendimento médico à população”, disse o secretário, cogitando a contratação emergencial.

Os três médicos que assumiram unidades de saúde local são brasileiros, dois de Santo Ângelo e uma médica natural de Campo Grande, no Mato Grosso. Ainda na quarta-feira, dois médicos do Estado de Rondônia estiveram encaminhando a documentação para iniciar o atendimento nos próximos dias. Para o dia 10, dois médicos cubanos que participaram do Exame Nacional para a Revalidação de Diploma - o Revalida -, se apresentarão na Secretaria Municipal de Saúde para definir as unidades onde atuarão.

O médico Flávio Izolan, acompanhado da coordenadora de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, Andréia Bernardi, foi apresentado à equipe de profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) do Bairro Aliança, onde irá atuar a partir desta semana prestando atendimento médico à população de 16 bairros adjacentes.

Na USF do Bairro Rogowski, recentemente modernizada e ampliada pelo Governo Municipal, foi apresentada a médica Dhayse Clara Rodrigues dos Santos, que atenderá também moradores dos bairros Tesche e Dornelles.

O médico santo-angelense Sérgio Scherbaum foi apresentado na USF do Bairro Braga, onde iniciou suas atividades também na quarta-feira.

Com o fim do convênio Brasil/Cuba, as três unidades que receberam seus médicos nesta semana, estavam há cerca de 15 dias sem atendimento de um profissional. Segundo Andréia, os profissionais de saúde das unidades fizeram os encaminhamentos - quando necessários -para atendimento na sede da Secretaria da Saúde.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luis Carlos Cavalheiro, já estão definidos médicos para as unidades de saúde da família dos bairros União, Centro Sul (na parte da manhã) e Haller (turno da tarde), e no Centro Social Urbano do Bairro Pippi. A USF do Bairro Subuski, que está recebendo investimentos do Governo Municipal em obras de modernização e ampliação, também já tem médico definido, porém, em razão das melhorias que estão sendo realizadas na unidade, atenderá temporariamente no Centro Sul.

No Programa Mais Médicos do Governo Federal que admite profissionais formados no Brasil ou no exterior, desde que tenham o Revalida, o atendimento médico será prestado oito horas diárias na unidade - conforme o seu horário de funcionamento -, porém, em quatro dias da semana, reservando o direito de um dia por semana para aperfeiçoamento.

Texto/fotos: Tarso Weber/rádio Cidade

Matéria publicacada em 06/12/2018
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.