»Geral - Panambi News

Primeiro caso de dengue contraído no RS em 2019 é registrado em Panambi/RS

Em 2018, nenhum caso desse tipo foi registrado no estado. RS ainda tem outros três casos de pessoas que contraíram a doença durante viagem.

O primeiro caso autóctone, ou seja, contraído no estado, de dengue, foi confirmado nesta quinta-feira (24), no Rio Grande do Sul, pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVs), da Secretaria Estadual de Saúde. Trata-se de um morador da cidade de Panambi, no Noroeste do RS. Conforme a secretaria, nenhum caso desse tipo havia sido identificado em 2018.

Além desse, outros três casos de dengue também foram confirmados em residentes dos municípios de São Luiz Gonzaga e Sete de Setembro (este último, com dois casos). São pessoas residentes no estado, mas que contraíram a doença em viagens a outras regiões do país.

No ano passado, foram registrados pelo menos 21 casos da doença, todos contraídos fora do RS.

Os municípios já iniciaram ações de bloqueio, com aplicação de larvicida num raio de 300 metros das residências onde foram registrados os casos, além da busca ativa de focos de larvas do inseto, explica a pasta. A secretaria lembra que o verão é a época mais propícia para a circulação do

Para reforço nas ações de controle, a secretária da Saúde, Arita Bergmann, anunciou nesta semana o repasse de R$ 2,4 milhões para 232 municípios com risco maior de infestação.

Não houve no Rio Grande do Sul, até o momento, nenhum caso confirmado (autóctone ou importado) de zika vírus ou febre chikungunya, que são as outras duas doenças que o mosquito pode transmitir. 

Medidas de prevenção contra o mosquito

A transmissão da dengue, zika e chikungunya ocorre pela picada do Aedes aegypti. Para combatê-lo, é recomendado:

· Tampar caixas d'água, tonéis e latões;

· Guardar garrafas vazias viradas para baixo;

· Guardar pneus sob abrigos;

· Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia;

· Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;

· Manter lixeiras fechadas;

· Manter piscinas tratadas o ano inteiro.

Os principais sintomas da dengue

· Febre alta (maior que 38.5°C), de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias;

· Dores musculares intensas;

· Dor ao movimentar os olhos;

· Mal-estar;

· Falta de apetite;

· Dor de cabeça;

· Manchas vermelhas no corpo;

Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Fonte G1.com

Matéria publicacada em 25/01/2019
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.