»Geral - Panambi News

Comunidade deve envolver-se nas ações de combate à dengue

Nesta manhã, dia 24 de janeiro, foi realizada mais uma importante reunião entre a Administração Municipal e a Secretaria de Saúde, com a presença da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde. Agentes de Combate a Endemias e representantes dos diversos setores da Secretaria da Saúde participaram, a fim de obter maiores informações e gerar soluções imediatas para o combate à dengue em Panambi.

Uma das pautas destacadas foi que as áreas de maior incidência de focos do mosquito em Panambi são as regiões centrais e os bairros próximos ao centro, sendo que em caixas d’água e piscinas, e ainda nos ralos dos prédios, têm sido encontrados criadouros do mosquito. Nesses casos, existe um protocolo de adequação simples indicado pela Secretaria de Saúde, que se constitui na aplicação de tela do tipo entretela (malha fina bem esticada) sobre as cisternas ou caixas d’água, na entrada e na saída das calhas, além de vedação com tampa e a utilização de pastilhas de cloro. No caso das piscinas, estas devem ser cobertas enquanto não utilizadas e sempre devidamente tratadas, pois existem quadros cuja quantidade de produto aplicado não é suficiente para evitar a proliferação de larvas do mosquito. As caixas d’água ou cisternas que não estiverem em conformidade com esses itens devem ser adequadas imediatamente ou desativadas durante o atual período, sob pena de multa, conforme o art. 19 §1º da Lei Municipal 4.169/15.

Na oportunidade, foi relembrado que no ano de 2015 houve surto de dengue em Panambi, quando foram confirmados 222 casos da doença, além da lamentável primeira morte no estado por dengue. Com 3 casos confirmados da doença neste ano, é importantíssimo o alerta para que a comunidade tome ações nas suas residências e locais de trabalho, verificando regularmente pontos que podem ser criadouros do mosquito e que os servidores municipais devem ser proativos no desempenho de suas funções e, ainda, que o proprietário, locatário, possuidor, ocupante ou responsável pelos imóveis devem facilitar o acesso dos agentes de combate a endemias para realizarem seu trabalho.

Matéria publicacada em 27/01/2019
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.