»Geral - Panambi News

Notícias do IFFar Campus Panambi

Projeto avalia qualidade ambiental por meio da diversidade de formigas encontradas em fragmentos florestais

Ensino, pesquisa e extensão formam o tripé que sustenta a formação integral dos alunos do Instituto Federal Farroupilha. No Campus Panambi, um dos projetos de pesquisa atualmente em execução diz respeito à pesquisa sobre formigas encontradas em matas ciliares de Panambi, uma vez que esses insetos são utilizados como bioindicadores e podem ser úteis em estudos ecológicos que envolvam a qualidade ambiental de uma área.

Por sua importância ecológica para o ecossistema terrestre e pela carência de estudos a respeito das espécies de formigas na região Noroeste do Rio Grande do sul, o professor Gerson Azulim Müller, e a acadêmica de Licenciatura em Ciências Biológicas, Iasmin Assmann, conduzem um projeto de pesquisa com o objetivo identificar as espécies de Formicidae que ocorrem em um fragmento florestal de mata ciliar em Panambi.

Para isso, desde agosto de 2018, a cada 15 dias, estão sendo coletadas formigas que ocorrem nesse local a partir do emprego de armadilhas de queda (Pitfalls). Essas armadilhas estão dispostas em duas áreas, sendo uma de mata mais aberta e outra mais fechada, contendo 10 armadilhas cada. Após a coleta do conteúdo das armadilha, os exemplares de formigas encontradas são fixados em álcool 70% e identificados a nível específico.

Ao final do projeto, previsto para agosto de 2019, estima-se o aprimoramento de conhecimento sobre a biodiversidade desse importante grupo de insetos para a região Noroeste do Rio Grande do Sul, a partir das seguintes variáveis ecológicas: abundância, riqueza, diversidade e curva de acumulação.

 

Impactos do tráfego de pulverizador na produtividade da soja

Docentes e discentes do curso superior de Tecnologia em Produção de Grãos do IFFar – Campus Panambi estão conduzindo um projeto de pesquisa que objetiva identificar e caracterizar as modificações na porosidade e densidade do solo em decorrência do uso do pulverizador autopropelido no cultivo da soja. Além disso, o estudo visa verificar a existência de modificações nos níveis de produtividade e rendimento de grãos nas plantas de soja na área avaliada e definir valores de perdas reais, comparando a amostragem com uso do pulverizador terrestre versus aplicação aérea.

As propriedades físicas do solo serão avaliadas mediante amostragem do solo com auxílio de anéis volumétricos, em profundidades de 0-5cm e 5-10cm, em no mínimo quatro vezes ao longo do cultivo. Serão analisadas amostras próximo do rastro de deslocamento e distante do rastro de deslocamento. O rendimento das plantas será estimado a partir da colheita de um metro quadrado de área, nas duas situações. Os dados serão submetidos a análise de variância e testes complementares.

O projeto é conduzido pelos professores do IFFar, Alberto Pahim Galli, Rudimar Luis Petter e Fernando Viero, com auxílio dos alunos Adriano Hermel, Samuel de Oliveira Casali, Jean Gustavo Pitthan e Leandro Pontes de Chagas.

O experimento está sendo realizado em uma lavoura de soja localizada na Linha Encarnação, interior do município de Panambi-RS, em uma parceria entre IFFar – Campus Panambi, Universidade de Passo Fundo (UPF) e Grupo Strobel - Granja Guarita Agrosul.

Matéria publicacada em 28/01/2019
COMPARTILHE ESTA PÁGINA
» Arquivo de Notícias
O panambinews.com é totalmente contrário a prática de cópias não autorizadas de conteúdo, matérias e fotos ( violação de direitos autorais ) e também não autoriza a reprodução de seu conteúdo em outros sites, portais ou ainda em mídia impressa, a não ser sob autorização escrita e certificada. Podendo apenas compartilhar nas redes socias preservando as informações, links e créditos originais.